segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

A moda na década de 20

Prosperidade, liberdade, inovações tecnológicas, eletricidade, mordenização das fábricas, rádios, ínicio do cinema falado, jazz, Charleston e melindrosas.


Essa é a década de 20, período marcado pela prosperidade econômica e pelo "adeus" aos espartilhos. A mulher estava mais livre, permitia-se mostrar as pernas, o colo, a usar maquiagem. Os vestidos mais curtos e leves, com silhueta tubular, deixavam braços e costas à mostra, facilitando a dança.


As estrelas de cinema eram imitadas e grande nomes como Gloria Swanson e Mary Pickford serviam de inspiração às outras mulheres.














Gloria Swanson e Mary Pickford

Coco Chanel, considerada a mais famosa estilista de todos os tempos, influenciou o mundo da moda durante décadas e foi responsável por revolucionar o vestuário feminino da década de 20. Foi a criadora do LBD ou Little Black Dress - o vestidinho preto tão famoso ainda hoje.














Suas criações tornaram-se eternas: vestidos chemisiers soltos, amplos cardigãs, seu corte de cabelo, simétrico, reto, mostrando a nuca - o eterno corte Chanel, perfume (chanel nº 5), bolsas a tiracolo... ítens que fazer parte do desejo de consumo das mulheres nos dias atuais.













Outros estilistas importantes na década de 20:
* Jacques Doucet (1853-1929), figurinista francês, subiu as saias ao ponto de mostrar as ligas rendadas das mulheres;
* Jean Patou, estilista francês que se destacou na linha "sportswear".

Toda a euforia dos "felizes anos 20" acabou no dia 29 de outubro de 1929, quando a Bolsa de Valores de Nova York registrou a maior baixa de sua história. Grandes investidores perderam tudo, afetando a economia do mundo todo. Falências, desemprego e desespero marcaram os anos seguintes.

Um comentário:

Rita Rayol disse...

Ola Valeria,Gostei muito da sua materia...continue nos dando essas preciosas informacoes que sao bastante uteis...super beijo